noticias Seja bem vindo ao nosso site ALAGOAS INFORMA!

Saúde

Com índices baixos, Prefeitura de Maceió reforça importância da vacinação

Publicada em 18/10/24 às 07:59h - 5 visualizações

Por Marília Ferreira / Ascom SMS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com índices baixos, Prefeitura de Maceió reforça importância da vacinação  Compartilhar a noticia Com índices baixos, Prefeitura de Maceió reforça importância da vacinação  Compartilhar a noticia Com índices baixos, Prefeitura de Maceió reforça importância da vacinação

Link da Notícia:

Com índices baixos, Prefeitura de Maceió reforça importância da vacinação
 (Foto: ilustração)

Na quinta-feira (17), é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Por isso, a Prefeitura de Maceió e Secretaria de Saúde de Maceió reforçam a necessidade da imunização da população, visto que as vacinas têm importância histórica para a erradicação ou a diminuição da incidência de várias doenças graves como Varíola, Caxumba, Gripe, Poliomielite, Rubéola, Sarampo e Tétano.

Na capital alagoana, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) contam com todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação. A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, que desempenha um papel fundamental na promoção da saúde.

Por meio do programa, o Governo Federal oferece de graça no SUS, tanto as vacinas de rotina como também outros imunizantes, a exemplo daquelas contra a Covid-19, Influenza e Dengue.

“Neste dia, estamos reforçando a importância da vacinação na sociedade. É de extrema importância que todas as pessoas busquem se imunizar, pois as vacinas nos protegem contra diversas doenças e seus efeitos mais severos. Vacinar é proteger, é cuidar de si e das pessoas que mais amamos”, destacou a coordenadora-técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

Cobertura vacinal em Maceió

Até esta quarta-feira (16), segundo dados da Coordenação Técnica de Imunização de Maceió, a capital alagoana apresenta índices satisfatórios de coberturas vacinais. Apenas a imunização contra Dengue e a Influenza está com um percentual baixo em comparação às demais vacinas.

BCG - 83,70%;

Hepatite (<30 dias) - 86,28%;

VIP (Poliomielite) - 86,44%;

Pentavalente - 86,54%;

Pneumocócica 10 - 87,91%;

Meningocócica C - 97,40%;

Rotavírus - 86,68%;

Covid-19 - 72,29%;

nfluenza - 52,34%;

Dengue - 22,25%.

Além das vinte vacinas que protegem o indivíduo em todos os ciclos de vida, desde o nascimento, os maceioenses também contam com as vacinas contra a Gripe (Influenza), Dengue (Qdenga) e a Antirrábica Humana.

As vacinas são administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das unidades de saúde de Maceió, além dos seguintes pontos fixos de vacinação:

Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h);

Pátio Shopping (segunda a sábado, das 13h às 21h/ domingo, das 12h às 19h);

Centro de Atendimento ao Turista - CAT Mercado (segunda a sexta, das 8h às 16h/ sábado e domingo, das 8h às 14h);

Saúde da Gente (segunda a sábado/ 8h às 20h).

A vacina Antirrábica Humana, BCG e Covid-19 estão disponíveis apenas em Unidades de Referência em Saúde do município de Maceió.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis ​​podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82988831444

Visitas: 30894
Usuários Online: 369
Copyright (c) 2024 - ALAGOAS INFORMA
Converse conosco pelo Whatsapp!