Os vereadores que serão diplomados na segunda-feira no TRE são: Luciano Marinho (PL); Davi Davino (PP); Zé Marcio Filho (MDB); Galba Netto (PL); Marcelo Palmeira (PL); Leonardo Dias (PL); Milton Ronalsa (PSB); Teca Nelma (PT); Kelmann Vieira (MDB); Chico Filho (PL); Brivaldo Marques (PL); Cal Moreira (PL); Siderlane Mendonça (PL); Allan Pierre (MDB); Aldo Loureiro (PDT); Delegado Thiago Prado (PP); Olívia Tenório (PP); Silvânia Barbosa (SD); Jeannyne Beltrão (PL); Fátima Santiago (MDB); Thales Diniz (PSB); Eduardo Canuto (PL); Rui Palmeira (PSD); Jonatas Omena (PL); David Empregos (União); Samyr Malta (Podemos); e Silvio Camelo Filho (PV).
Dos 27 vereadores eleitos 11 são do Partido Liberal, que mostrou força na capital alagoana, elegendo uma excelente base de parlamentares, que provavelmente darão sustentação ao prefeito de Maceió, JHC (PL), diplomado na última sexta-feira (13). O MDB, que tende a ser oposição a JHC no Legislativo, elegeu quatro parlamentares. O PP elegeu três vereadores e o PSB, dois.
Com a diplomação dos vereadores, a tendência é que se intensifique outros debates entre os parlamentares. O primeiro deles é o fechamento de apoios sobre quem será o próximo presidente da Câmara de Maceió. No cenário atual, dois nomes – Galba Netto (atual presidente) e Marcelo Palmeira –, disputam o apoio dos parlamentares.
No cenário atualizado, Marcelo Palmeira ultrapassou os 16 apoios dos vereadores. Já Galba Netto aguarda que o prefeito JHC pacifique a questão e bata o martelo por um consenso pela presidência da Câmara de Maceió.
Outra discussão entre os parlamentares é a informação de bastidor de que o prefeito JHC estaria deixando o PL para migrar para um partido que apoia o presidente Lula. Apesar de o prefeito ter negado, a notícia caiu como uma bomba na base do prefeito, sobretudo nos vereadores eleitos pelo Partido Liberal.