Em parceria com a Escola de Governo (Egal), Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a iniciativa busca promover reflexões e soluções para tornar a comunicação pública mais representativa, com foco em combater o racismo estrutural e estender a discussão dentro dos órgãos e das entidades da administração pública, com figuras atuantes na causa.
Anielle Franco é reconhecida por sua atuação frente às questões raciais. Seu trabalho é pautado pela luta por justiça social, memória e direitos humanos, dando continuidade ao legado de sua irmã, através do Instituto Marielle Franco. Além da atuação política, é também jornalista e professora, o que enriquece as perspectivas que serão trazidas durante o evento.
Já Valdice Gomes, jornalista e colunista do jornal Tribuna Independente, referência nacional na defesa das questões raciais, é secretária de gênero, raça e etnia da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Com uma trajetória marcada por sua atuação em entidades como a Articulação pela Mídia Negra e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice trará à discussão sua experiência no fortalecimento da representatividade da população negra alagoana na mídia. Para ela, é fundamental que os profissionais da comunicação pública discutam a temática.
“A igualdade racial ou a comunicação antirracista é hoje uma exigência da sociedade, então requer que os profissionais façam esse debate e implementem essa educação antirracista na comunicação”, afirmou Valdice.
Limitadas a 50 pessoas, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail tendenciasesolucoes@secom.al.gov.br. Para mais informações: 82 8883-7656.