noticias Seja bem vindo ao nosso site ALAGOAS INFORMA!

Política

Lira e ministros atuam por Marluce Caldas

Publicada em 25/10/24 às 09:09h - 14 visualizações

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente com agências


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lira e ministros atuam por Marluce Caldas  Compartilhar a noticia Lira e ministros atuam por Marluce Caldas  Compartilhar a noticia Lira e ministros atuam por Marluce Caldas

Link da Notícia:

Lira e ministros atuam por Marluce Caldas
 (Foto: assessoria)
Presente na lista tríplice aprovada na semana passada pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a procuradora do Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL), Marluce Caldas tem sido vista como uma forte candidata a ser escolhida para assumir a vaga de ministra nos próximos dias. Mesmo não sendo apontada inicialmente como favorita à vaga, ela tem acumulado apoios de peso.

Em publicação de Carolina Brígido, do portal UOL, o nome de Marluce Caldas ganha destaque. Segundo a jornalista, estão trabalhando por lá os ministros Humberto Martins e Herman Benjamin. Mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), teria prometido trabalhar pelo nome de Marluce no governo (é o que afirma Brígido). Vale lembrar que ela é tia do prefeito de Maceió, JHC (PL), que saiu da eleição vivendo uma aliança fortalecida com Lira.

O nome favorito inicialmente seria do procurador Sammy Barbosa (MP/AC), que com o apoio do ministro do STJ, Mauro Campbell, foi o mais votado no momento da definição da lista tríplice. No entanto, há especulações de que o presidente Lula (PT) teria ficado contrariado porque o nome de sua preferência para a vaga do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, Rogério Favreto, ficou fora da lista definida pelos ministros. Se Lula considerar isso na sua decisão, e as autoridades aliadas realmente trabalharem, Marluce pode se tornar o nome.

Serão definidos nesse momento, dois novos ministros em substituição às que se aposentaram, Laurita Vaz, do MP, e Assusete Magalhães, do TRF. As duas listas estão na mesa do chefe do executivo esperando decisão. Na última lista tríplice, em agosto do ano passado, Lula tomou a decisão em um intervalo de 7 dias. Desta vez parece que vai demorar um pouco mais, e sair só depois de finalizadas as eleições de 2024, com o segundo turno que acontece em algumas cidades do país no próximo domingo (27).

O terceiro nome na disputa pela vaga destinada a membros do Ministério Público é o procurador-geral da República Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal. Já a lista tríplice do TRF tem Carlos Augusto Pires Brandão (PI), Daniele Maranhão Costa (RJ) e Marisa Ferreira dos Santos (SP). Para essas vagas concorreram 16 desembargadores federais, e nenhum deles alagoano. Carlos e Daniele são vistos como escolhas defendidas pelo ministro Kassio Nunes Marques.

Os nomes eleitos por Lula precisarão ter aprovação do Senado. Passando inicialmente por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e votados no plenário da Casa. Se aprovados, assumem os cargos.

DERROTA PRESIDENCIAL

Após meses de muita articulação nos bastidores, o Superior Tribunal de Justiça fechou duas listas para que o presidente Lula (PT) defina a indicação de novos ministros para a Corte.

A votação, no entanto, impôs uma derrota ao próprio Lula, que viu seu favorito, desembargador Rogério Fravetto, do TRF4, ficar de fora, e revelou prestígio do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que emplacou dois afilhados.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82988831444

Visitas: 18107
Usuários Online: 24
Copyright (c) 2024 - ALAGOAS INFORMA
Converse conosco pelo Whatsapp!