A corrida pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) começou oficialmente na última quarta-feira (16), com o protocolo da primeira chapa concorrente na sede da instituição, em Jacarecica. As eleições para o triênio 2025/2027 estão marcadas para o dia 19 de novembro, e o atual presidente, Vagner Paes, busca a reeleição, tendo como candidata a vice a advogada e atual conselheira federal Cláudia Medeiros.
O ato de registro foi marcado pela presença de ex-presidentes da Ordem e representantes de associações da classe, com grande movimentação na sede da OAB/AL. Após oficializar a candidatura, Vagner Paes afirmou que sua gestão pretende continuar avançando em benefícios para a advocacia alagoana, com foco em saúde e bem-estar.
“Esse é um momento muito importante, de grande felicidade. Podemos fazer muito mais pela advocacia, ampliando os espaços de saúde e lazer, tanto na capital quanto no interior, criando a farmácia do advogado e aumentando o número de bolsas de pós-graduação gratuitas”, declarou Paes. Ele também destacou a intenção de ampliar os espaços de coworking e reforçar a união e capacitação da classe.
Além de Paes e Cláudia Medeiros, integram a chapa Henrique Vasconcelos (secretário-geral), Any Ayres (secretária-adjunta) e Victor Pontes (tesoureiro). Para a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL), o candidato é Leonardo de Moraes.
Na quinta-feira (17), a segunda chapa foi registrada, tendo à frente a advogada e professora universitária Lavínia Cavalcanti, que concorre ao cargo de presidente, acompanhada por Gabriela Holanda como candidata a vice. A inscrição da chapa contou com a presença de diversos advogados que manifestaram apoio à candidatura.
Ao oficializar sua candidatura, Lavínia destacou o caráter histórico de sua chapa, formada por duas mulheres, e afirmou seu compromisso com a renovação da OAB/AL.
“Vamos fazer com que a OAB volte a ser da advocacia, uma instituição moral e séria. Chega de uma OAB promotora de eventos, a advocacia não aguenta mais. Temos a chance histórica de renovar e transformar”, disse.
Compõem a chapa de Lavínia Cavalcanti os advogados Eduardo Costa (secretário-geral), Alana Galvão (secretária-geral adjunta) e Erick Lucena (tesoureiro). A advogada Andréia Feitosa é candidata à presidência da Caixa de Assistência dos Advogados.
O prazo para o registro das chapas concorrentes se encerrou ontem (18), assim como o período para que advogados inadimplentes regularizem sua situação e para poder participar do pleito, que será realizado pela primeira vez de forma online.