O governador Paulo Dantas irá inaugurar, nesta segunda-feira (30), às 9h, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro, situada no bairro Taperaguá. Durante a cerimônia, além do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, estarão presentes autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal.
A nova UPA de Marechal Deodoro foi construída com recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 8.240.477,87, e irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia, assegurando atendimento intermediário entre a Atenção Primária e a Alta Complexidade. O novo equipamento de saúde é do tipo II e conta com 16 leitos, sendo nove para atendimento adulto, quatro para assistência pediátrica e três de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Para garantir atendimento pré-hospitalar eficiente, a nova UPA de Marechal Deodoro contará com equipamentos de última geração, como eletrocardiograma e raio-x. O serviço também irá disponibilizar exames laboratoriais para os pacientes, agilizando o diagnóstico e colaborando para a adoção da melhor conduta por parte da equipe multidisciplinar.
A nova UPA de Marechal Deodoro irá facilitar a assistência aos moradores do município, uma vez que está situado no bairro Taperaguá, conforme ressaltou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. "Além de contar com uma estrutura moderna e equipamentos de última geração, a unidade irá contar com profissionais capacitados e experientes na assistência pré-hospitalar", assegurou o gestor da saúde estadual.
Diferencial
O diferencial da nova UPA de Marechal Deodoro, é que ela já irá começar a funcionar com os Programas Bate Coração e AVC Dá Sinais em pleno funcionamento. Ambos são cases de sucesso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e se utilizam da telemedicina para agilizar o atendimento e evitar sequelas e óbitos em pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
A diretora da nova UPA de Marechal Deodoro, enfermeira Célia Ferreira, destacou que, assim como ocorre com as demais unidades deste segmento, ela irá atender por meio de classificação de risco, mediante triagem, que irá detalhar o quadro clínico do paciente. "Iremos dispor de equipe multidisciplinar capaz de atender até 300 pacientes por dia", informou.
Quando Procurar
A nova UPA de Marechal Deodoro, por assegurar assistência intermediária entre a ofertada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os hospitais, deve ser procurada se o paciente estiver apresentando febre alta, acima de 39ºC e fraturas e cortes com sangramentos. Devem ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento também, pessoas vítimas de infarto, AVC, queda e dor intensa ou suspeita de fratura, com cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, dores fortes no peito e vômito constante.