O governador Paulo Dantas entregou na terça-feira (20) mais uma escola da rede estadual totalmente reformada, mantendo o compromisso de melhoria das instalações e qualidade na oferta da educação básica.
"É com o coração cheio de alegria que nós vamos cada vez mais transformar o estado de Alagoas, mudar para a melhor a realidade das pessoas, pois esse é o nosso intuito e nada tem um poder mais avassalador e transformador do que a educação. É no que eu acredito, é no que o Governo do Estado de Alagoas acredita e é esse projeto que nós vamos levar adiante", afirmou o governador Paulo Dantas ao chegar à escola e ser recebido com muita alegria por alunos e professores.
A Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, antigo CAIC do Trapiche da Barra, recebeu investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, beneficiando cerca de 250 crianças do ensino fundamental, nos anos iniciais, na faixa etária dos 6 aos 10 anos, que moram na orla lagunar de Maceió. Em 2025, o número de vagas deve ser ampliado para 400.
Até a semana passada, a escola funcionava num espaço do Ginásio do SESI, desde que foi fechada na pandemia. Mesmo assim, a qualidade de ensino na escola não teve prejuízos e a unidade conquistou em 2023 a nota 5.8, ficando entre as 10 melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em Maceió.
Paulo Dantas lembrou que o Governo de Alagoas está construindo agora o maior conjunto de escolas de todos os tempos. "Nós estamos construindo agora 57 escolas, e já requalificamos quase 70 escolas como essa, o que vai nos permitir a universalização do ensino integral", observou o governador, reforçando aos estudantes da rede estadual que o Governo vai chegar a todas escolas que precisam de reparos e passar por uma requalificação.
"A prioridade do nosso Governo é a Educação. Estamos também investindo em um ensino superior através de concurso público na Uneal, através dos campi que a gente está construindo e dos investimentos que a gente já fez e continua fazendo na Uncisal", acentuou Paulo
Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a entrega da reforma da Escola Maria Rita Lyra representa mais um marco nas ações do governo Paulo Dantas na área de educação, pois há quase uma década a unidade estava precisando de reformas.
"Esses alunos estavam sendo atendidos, logo após a pandemia, em uma escola montada no ginásio do SESI. O espaço, mesmo que fosse grande, não era ideal para essa comunidade escolar ficar durante o dia todo, por nove horas", explicou a secretária. "Então a gente fica muito feliz em ter concluído essa reforma, tanto da escola quanto do ginásio, abraçando assim essa comunidade", concluiu Roseane.
A escola oferece ensino integral para os alunos das primeiras séries, com fornecimento de cinco refeições diárias. A unidade agora é composta por 12 salas de aula, brinquedoteca, duas salas de professores, duas salas de apoio pedagógico, três banheiros dos colaboradores, dois banheiros femininos e dois masculinos, dois vestiários femininos, dois vestiários masculinos, sala de coordenação pedagógica, sala de educação física, direção, sala de arquivo, laboratório de informática, sala de vídeo, banheiro administrativo, sala de articulação de ensino, sala de serviço, cozinha, duas despensas e refeitório.
Conta ainda com laboratórios de língua portuguesa e de matemática, sala de recursos multifuncional, dois depósitos, banheiro de acessibilidade, sala de leitura, sala de descanso, oficina de pintura, sala de artes, auditório, sala de dança, sala de atividades especiais, educação física, mais dois banheiros, além da quadra poliesportiva, agora coberta.
A reforma da escola também gerou 30 empregos direto e indiretamente. A obra compreendeu pintura geral, aplicação e polimento de resinas nos pisos térreo e superior, reforma completa na cozinha e despensas, revisão de pontos hidráulicos e instalações de louças e portas em todos os banheiros, revisão completa de toda a parte elétrica e adição de pontos de ar-condicionado, e construção de subestação para adequação da nova demanda energética, além da instalação do novo reservatório de água e da recuperação completa da cobertura da quadra.
Para a diretora da escola, Jucedy Oliveira, a reforma é de fundamental importância para o funcionamento da unidade de ensino, que atende comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Trapiche da Barra - Muvuca, Pingo D’Água, Sururu de Capote, Botinha, Júnior Alto do Cajueiro, entre outras - e cuja principal fonte de renda familiar é a pesca, seguida de atividades informais e de benefícios dos governos estadual e federal.
“Ao longo dos anos, a Escola Estadual Maria Rita Lyra tem formado gerações de alunos que, com o apoio de suas famílias e professores, têm contribuído com o crescimento econômico e social da orla lagunar. Esta reforma vai além de uma melhoria física, é a renovação de um compromisso com a educação integral que atende alunos de 6 a 10 anos. E isto foi possível graças ao apoio do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Educação”, relata a diretora-geral Jucedy
A unidade recebeu o nome Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida para homenagear a professora por seus relevantes serviços como educadora, tendo como base o Decreto nº 38.555, de 18 de setembro de 2000, publicado no Diário Oficial de 09 de fevereiro de 2001. A proposta foi do então governador Ronaldo Lessa, com o intuito de homenagear mulheres que se destacaram por seus méritos em prol da educação do Estado. Até então, a escola era popularmente conhecida como CAIC do Trapiche.