A posse do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Fernando Tourinho, nesta segunda-feira (13), marca um feito inédito na política local: pai e filho tornaram-se governador.
Nenhum político conseguiu esse feito até agora. Governadores já foram eleitos e reeleitos, mas um pai jamais conseguiu assumir o cargo e, anos depois, o filho dele ser nomeado para o mesmo cargo, com exceção de Arnon de Mello e Fernando Collor.
Fernando Lima Souza, o Fernando Tourinho (pai) foi presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas entre os anos de 2001 e 2002.
O ineditismo da família Tourinho é que pai e filho foram presidentes do Tribunal de Justiça e governador de Alagoas ao mesmo tempo em que estavam no cargo.
Nessa época, Ronaldo Lessa era o governador de Alagoas e Tourinho assumiu o cargo temporariamente. Fernando Tourinho depois retornou ao cargo de presidente do TJ/AL. Em 2014, ele faleceu por conta de problemas de saúde.
Agora, mais de duas décadas depois, o filho Fernando Tourinho assume interinamente o governo de Alagoas. O desembargador seguirá à frente do governo estadual até o dia 19 deste mês.
Tourinho assume a cadeira porque o governador Paulo Dantas viajará para Europa para cumprir agenda. O vice-governador Ronaldo Lessa obteve licença para tratamento médico e o próximo na linha de sucessão, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado estadual Marcelo Victor, fará uma viagem institucional e não poderá assumir o cargo.