O Partido Liberal (PL) continua com fortes articulações para fazer uma bancada enorme na Câmara Municipal de Maceió em 2024. Depois de anunciar vários vereadores de mandato na semana passada, já foi confirmado mais um nome, o de Brivaldo Marques. Ele chegou a participar do ato de filiação, mas só assinou a ficha alguns dias depois.
Além dele, o presidente da Câmara, Galba Netto (MDB), ainda não oficializou, mas deve estar na chapa em breve. De acordo com Ivan Carvalho, presidente do PL Maceió, não falta nada e está tudo alinhado.
“Há um compromisso pessoal e público do presidente para se filiar [ao PL]. Ele é um aliado importante, tanto da gestão quanto do projeto eleitoral, então a coisa tem sido encarada com bastante tranquilidade”, respondeu o presidente do PL na capital, Ivan Carvalho, que também é secretário Municipal de Governo na gestão JHC.
Procurado pela Tribuna Independente, o presidente da Câmara de Vereadores disse que não comenta o assunto. De acordo com a assessoria de Galba Netto, o parlamentar só vai tratar do tema quando definir sobre a filiação.
Tem sido comentado nos bastidores da Câmara de Maceió, que neste período da janela partidária, quando o vereador pode deixar o partido sem receios de ações na Justiça Eleitoral, que a família Novaes está estruturando o PDR, legenda que surgiu após a fusão do Patriotas e PTB.
O PRD é comandado em Maceió por Marcos Cavalcanti, que é aliado de Galba Netto, e titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Ainda em contato com a Tribuna, Ivan Carvalho, presidente do diretório municipal do PL, destaca ainda que há mais noves negociando para ingressar na legenda.
“Existem conversas avançadas e definitivas sobre nomes adicionais que contribuirão de maneira significativa para, de maneira realista, a chapa fazer, no mínimo, 13 cadeiras”.
Mas ele não adianta nenhum detalhe. “Até que haja o ato formal da filiação, e em respeito ao tempo de cada um, neste momento não seria adequado publicizar esses nomes”.
Com a janela, foram confirmadas as trocas de Chico Filho, Luciano Marinho, Brivaldo, e talvez Galba. Mas outras legendas também foram desfalcadas. Do Partido Verde (PV), foram para o PL Eduardo Canuto e Cal Moreira. PSB perdeu Rodolfo Barros e Fábio Rogério para a base liberal. Marcelo Palmeira, ex-Podemos, também foi para o PL.