Declarado apoiador da reeleição do prefeito de Maceió, JHC (PL), o vereador Chico Filho vai deixar o MDB para se filiar ao Partido Liberal, e disputar o seu quarto mandato na Câmara. O parlamentar também é líder do prefeito no Legislativo, e disse, em entrevista à reportagem da Tribuna Independente, que outros vereadores devem seguir o mesmo caminho.
Ou seja, o cenário político atual é que o PL, coordenador pelo prefeito JHC, precisa formar uma bancada forte na Câmara de Vereadores.
“Tenho conversado muito com o prefeito sobre a ida para o PL e já está 99% certa a minha mudança. Tenho dialogado com o secretário de Governo de Maceió, Júnior Leão, com o presidente do partido, o secretário municipal de Gestão de Maceió, Ivan Carvalho, e temos na Câmara um grupo forte de vereadores na base de sustentação do prefeito. O PL hoje é um dos maiores partidos da República e JHC faz parte dele. Vamos trabalhar o partido na cidade de Maceió”, afirma Chico Filho.
O vereador cita o presidente da Câmara Neto (MDB), Marcelo Palmeira (PSC), Luciano Marinho (MDB), além de outros, que devem seguir para o partido de JHC e fortalecer sua campanha para a reeleição em 2024.
COBRANÇA DO MDB
Sobre as investidas do MDB em expulsar os vereadores que não faziam oposição ao prefeito na Câmara de Vereadores, Chico Filho afirmou que houve um mal-entendido.
“Houve algumas tratativas no MDB nesse sentido [da expulsão], mas colocamos com muita clareza e tranquilidade que defendemos os interesses de Maceió e por isso, estamos ao lado do prefeito que tem 80% de aprovação, uma popularidade altíssima, com trabalhos chegando nas comunidades. Estamos do lado de quem trabalha para o bem da cidade e não podemos ficar contra ele”, reforçou o vereador.
Chico Filho afirma ainda que não houve orientação expressa do MDB para se fazer oposição ao prefeito na Câmara de Vereadores. “A gente entendeu por bem marchar ao lado da sociedade de uma forma muito tranquila, e as coisas transcorreram. Agora estamos num período que é possível a mudança de legenda e boa parte dos vereadores deve fazer sua escolha para as eleições”, concluiu.
OPOSIÇÃO
No contexto atual, o MDB já tem como pré-candidato à Prefeitura de Maceió o deputado federal Rafael Brito. Na Câmara, a legenda que é presidida em Alagoas pelo senador Renan Calheiros está presenciando a saída de alguns parlamentares que mesmo no partido, não fizeram oposição ao prefeito JHC.