O deputado federal Rafael Brito é o pré-candidato do MDB na disputa da Prefeitura de Maceió na eleição deste ano. A confirmação foi feita pelo parlamentar, que também preside a legenda na capital, em contato com a reportagem da Tribuna Independente. O partido também vai apresentar os nomes que estarão em campanha para a Câmara de Vereadores no dia 25 de março.
O deputado federal já deu o tom onde será necessário atuar na campanha eleitoral, e cita o acordo entre a mineradora Braskem e a gestão municipal.
“Na nossa campanha, sem dúvida, vamos revisitar o acordo péssimo para a sociedade e para a população de Maceió, que a prefeitura assinou com a Braskem. Essa será uma das principais promessas de campanha. A segunda, sem dúvida, é rever de uma vez por todas a estratégia de mobilidade urbana da capital. Hoje o maceioense passa muito tempo no trânsito e isso tem incomodado todo mundo que usa transporte público e que usa transporte particular também. Não temos mobilidade por bicicleta. Falta estratégia, falta um plano diretor, e os deslocamentos estão cada vez mais distantes”, explica.
Brito destaca que os problemas causados pela Braskem atrapalharam muito a estrutura de mobilidade em Maceió. “Porque obrigou 40 mil pessoas a migrar de um local para outro. Então, sem dúvida, revisitar o acordo da Braskem é uma estratégia bem-feita e correta de mobilidade urbana”, continuou.
O deputado também ressaltou que, no seu ponto de vista, a saúde pública de Maceió tem uma grande carência na atenção básica. “A saúde hoje é carregada por institutos terceirizados de vereadores e precisamos fazer com que a prefeitura tenha a responsabilidade da atenção básica. Só para se ter ideia, Maceió tem sete upas e apenas duas são da Prefeitura de Maceió. Lembrando que a atenção básica é prioritariamente uma função das prefeituras”, disse o deputado.
Rafael Brito ressaltou, ainda, que é preciso investir mais na educação em Maceió. “O Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de Maceió vem caindo. A cidade tem as mesmas 51 creches desde o ano de 2019 e a mãe de Maceió procura um local para colocar o seu filho para estudar, colocar o seu filho numa creche, para ter acesso à alimentação, ter acesso a conteúdo pedagógico e ela simplesmente não encontra. Eu acho que esses sem dúvida são os principais pilares da nossa campanha”, afirmou.
Partido vai apostar em candidatos de peso
Para o presidente do MDB em Maceió, deputado federal Rafael Brito, o partido precisa se fortalecer na Câmara de Vereadores.
“No dia 25 de março vamos apresentar a nossa chapa para a sociedade e para a imprensa. É uma chapa muito forte que conta com o ex-presidente da Câmara de Vereadores Kelmann Vieira, o vereador Zé Márcio e Fernando Hollanda, além de outros grandes nomes como o diretor-executivo da Alagoas Ativos, Allan Pierre”, destacou o deputado federal.
O parlamentar prefere, também, não adiantar mais nomes que estarão no cenário de disputa pelas 27 vagas da Câmara de Maceió, por receio de a gestão do prefeito JHC (PL), ir atrás das lideranças e atraí-los.
“Temos uma série de outros nomes para apresentar, mas vamos segurar um pouquinho para que a Prefeitura de Maceió não vá tentar de forma nefasta, cooptar nossos vereadores. Mas eu garanto que a nossa aliança, não só o MDB, mas o PSB, o PDT, como a Federação, como os partidos que compõem a base do governo Paulo Dantas, que compõe o nosso campo político de Alagoas, terá a chapa de vereadores competitiva para ocupar um grande espaço na Câmara de Vereadores”, reforçou Brito.
O parlamentar também foi questionado sobre o cenário que, neste momento, aponta o prefeito JHC como favorável à reeleição. “As coisas na história da humanidade que mais derrubaram o ser humano são justamente a vaidade a soberba. Vamos esperar no momento correto, depois que a gente conseguir mostrar as nossas propostas, quando a sociedade prestar atenção realmente no que tem sido feito com Maceió, porque por Maceió não tem sido feito absolutamente nada, e aí saberemos qual será o desfecho da eleição”.