Assim como nós, os nossos pets precisam ter as unhas cortadas regularmente para o próprio bem-estar, conforto e higiene, como também pela saúde, já que muitos destes bichinhos de estimação são criados em apartamento e o piso liso pode possibilitar que as unhas não se desgastem e cresçam de maneira que machuquem os pets.
Mas, qual o cortador certo, ou seja, ideal para cortar as unhas deles sem que os machuquem?
Lembrando que o tutor não deve cortar caso não sinta segurança no procedimento, pois poderá cortar demais e fazer os pets sentirem dor. Se não houver segurança procure pela ajuda de um veterinário ou profissional de banho e tosa.
O alicate de unha específico para uso veterinário pode ser encontrado em qualquer petshop. Os muitos apetrechos disponíveis para cortar as unhas do seu cachorro se enquadram em um dos três seguintes grupos:
Cortador tipo alicate: A ferramenta mais usada para cortar as unhas de cães, o cortador de unha é poderoso e tem vários estilos e recursos: em forma de alicate ou tesoura, punho ergonômico ou emborrachado e proteção de segurança
Cortador tipo guilhotina: são dotados de uma única lâmina que corta a ponta da unha do cachorro. Eles são mais fáceis de manusear do que os alicates, mas não são tão resistentes. Cortadores do tipo guilhotina geralmente são melhores para cães menores, com unhas mais finas.
Pó hemostático: Este pó é útil para ter à mão se você cortar acidentalmente o “sabugo” ou “veia” do seu cachorro enquanto apara a unha. Mergulhe a unha afetada em uma tigela com um pouco do pó para coagular rapidamente o sangue.
Petiscos: Tenha à mão algumas guloseimas favoritas do seu cachorro para ajudá-lo no processo, principalmente nas primeiras vezes em que você cortar as unhas dele.
Na hora de cortar as unhas do seu pet é importante que você segure uma das patas dianteiras do seu cachorro na sua mão de maneira firme, mas cuidadosa. O ideal é que você comece pelas patinhas dianteiras. Identifique o ponto ideal para realizar o corte.
Ahhhh, uma dica, quando você começar a cortar as unhas das patas traseiras do seu cão, deite-o de lado.
Corte todas as unhas, mas tenha muita atenção para não cortar o “sabugo” e apare só a ponta da unha. Sempre corte de cima para baixo, e tente cortar perpendicularmente à unha. Evite cortar a unha em ângulo.
O “sabugo” ou “veia” da unha do cão, na verdade, contém nervos e vasos sanguíneos. Evite cortar essa parte, pois sangra e causa desconforto ao seu cachorro. Se o seu cão tiver unhas claras, você deve conseguir ver o sabugo como uma linha rosa claro. Mantenha uma distância de, no mínimo, 2 mm do sabugo.
Se o seu cão possui unhas pretas, o sabugo não será visível. Conforme for aparando a unha, procure um pontinho escuro no centro da borda recém-cortada; é aí que começa o sabugo.
Atenção! Se você cortar o sabugo acidentalmente, não entre em pânico. Em vez disso, aplique pó hemostático na unha afetada até que ela pare de sangrar, aplique compressão, dê um petisco ao seu cão é deixe-o tranquilo.
Se você não tiver certeza sobre onde parar, é sempre melhor cortar a menos do que a mais. Você pode cortar um pouco mais depois, se necessário. Se ele tem unhas pretas, ou se você não está se sentindo seguro a respeito, leve-o a uma clínica ou pet shop para que um profissional faça o corte.