Bem, no Brasil, o abandono é uma realidade triste e real: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam cerca de 30 milhões de animais abandonados, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos.
É lamentável, mas nesta época do ano, que é marcada por celebrações e viagens, há o aumento dos casos de abandono. As famílias se desfazem dos seus pets como se estes fossem objetos, como se eles não fossem seres senscientes, que não sofressem. Não querem ter o custo de deixar os pets hospedados em hoteizinhos, ou pedir aos familiares para cuidar dos cães e gatos quando viajar, e de forma fria jogam em estradas esquisitas, em terrenos baldios, e isso é desumano.
A Campanha Dezembro Verde foi idealizada e lançada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e todas as regiões brasileiras aderiram à campanha que visa conscientizar a todos sobre adoção responsável e o não abandono de animais.
A guarda responsável é algo que precisa ser frisado por protetores e ONGs que trabalham diretamente com resgates, muitas vezes, sofridos e traumáticos para os cães e gatos que, após o tratamento são disponibilizados para adoção! Não é justo adotar um bichinho de estimação e, quando chega nessa época das festas comemorativas simplesmente viajar e deixar o pet abandonado.
Sobre isso é importante esclarecer que:
— Adotar um animal é um ato de amor que exige comprometimento e planejamento. É fundamental que a família esteja de acordo com a decisão e ciente das responsabilidades que envolvem os cuidados com o animal ao longo de toda a vida dele. Pet não é presente! Trate-o com respeito!
O mês de dezembro foi escolhido para a campanha, não sei ir acaso. O Dia Internacional dos Direitos dos Animais é celebrado em 10 de dezembro, e destaca a importância de promover o bem-estar e os direitos dos animais em todo o mundo.
O abandono de animais é uma prática ilegal pela legislação brasileira. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) classifica o abandono e os maus-tratos como crimes passíveis de punição. Em 2020, a Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020) ampliou as penalidades para quem comete crimes contra cães e gatos, estabelecendo reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.
Importante reforçar que: A campanha Dezembro Verde busca incentivar a reflexão e a responsabilidade, alertando para os impactos do abandono, que vão muito além do sofrimento dos animais, afetando também a saúde pública e o meio ambiente.
Adote com consciência e responsabilidade! Diga não ao abandono de animais!