De acordo com o médico veterinário, Leonardo Soares, especializado em oncologia veterinária, assim como as demais neoplasias, essa é uma doença grave, e por ser silenciosa e, na maioria das vezes diagnosticada tardiamente, em muitos casos acaba sendo fatal. “O primeiro passo para diagnosticar as alterações prostáticas
De acordo com o médico veterinário, Leonardo Soares, especializado em oncologia veterinária, assim como as demais neoplasias, essa é uma doença grave, e por ser silenciosa e, na maioria das vezes diagnosticada tardiamente, em muitos casos acaba sendo fatal. “O primeiro passo para diagnosticar as alterações prostáticas são os exames de rotina. Ainda que menos frequente na medicina veterinária, a palpação retal é um exame muito importante, principalmente para animais acima de cinco anos de idade, mesmo que sejam castrados. Outro exame complementar importante para o diagnóstico é s ultrassonografia. A castração precoce (antes da maturidade sexual) é um procedimento recomendado para auxiliar na prevenção do câncer de próstata nos pets”, disse.
ATENÇÃO: É importante lembrar que devem ser sempre mantidas as consultas periódicas no médico veterinário para que não só essa enfermidade, como também diversas outras doenças possam ser prevenidas, garantindo maior bem-estar e longevidade aos animais de companhia.
O especialista disse, ainda, que a doença acomete aproximadamente 4% dos cães com mais de sete anos e, se não for castrado, esse salta para 80%. Gatos também podem ser vítimas da doença.
Entre os sintomas de câncer de próstata, estão: dificuldade em urinar, gotejamento de sangue pelo penis, urina com sangue, infecções urinárias que não respondem ao tratamento, dificuldade ao defecar ou com fezes em formato de fita e espasmos musculares ao tentar urinar. Além desses sinais, o pacientes podem apresentar outros sintomas menos específicos, como vômito, apatia e febre.
Portanto, fique atento e a qualquer sinal clínico faça a opção pelo médico da sua confiança.