Olá, gente! Vou contar porque os gatinhos ronronam. Com certeza vocês que criam gatinhos ou que já colocaram nos braços um felino já devem ter ouvido um som diferente vindo deles que mais parece um motorzinho. Então, os gatinhos ronronam como uma forma de se comunicarem e esse som pode ter vários significados.
O ronronar é um sinal amigável e, geralmente, está associado a situações positivas, de alegria e tranquilidade. Porém, também pode sinalizar estresse, medo e dor.
Observe que o seu companheiro bigodudo sempre ronrona de boca fechada. Isso significa que é uma comunicação “amigável”, que não demonstra agressividade. Na comunicação vocal dos felinos, há três maneiras de se expressarem:
Gato ronronando, miando e rosnando: as três comunicações vocais
boca fechada (ronronar e trinado): contato e reconhecimento.
boca aberta se fechando (miado e chamado); cumprimento e acasalamento.
boca aberta (rosnar, uivar e silvar): agressividade e defesa.
O gato ronrona com diferentes intensidades e, às vezes, pode combinar com vocalizações, como miados e trinados. Quanto mais tempo você passar com o seu gatinho, melhor será a comunicação entre humano e gato. Na próxima seção, vamos falar sobre o gato ronronando em diferentes situações.
Os apaixonados por gatos sabem como é incrível poder compreender melhor o que seu felino está tentando comunicar. E, por sua vez, os bichanos são exímios observadores e entendem que os humanos reagem aos seus sinais. Com a domesticação, os felinos passaram a usar mais a vocalização, como uma das estratégias para conseguirem o que querem das pessoas. Quando o gato ronrona pode ser por:
Alegria, contato e reconhecimento
Fome ou querem alguma coisa
Estresse, ansiedade medo e dor
Veterinários também constataram em consultas que alguns gatos ronronam quando sentem uma dor aguda. Alguns estudos supõem que, em situações adversas, o gato ronrona na tentativa de aliviar o próprio estresse e a percepção de dor. Mas ainda não há comprovação científica disso.
Comunicação entre mãe e filhotes
O ronronar do gato funciona durante a respiração por meio da passagem do ar pela laringe, perto das cordas vocais, que produzem um “ronco” constante, em baixa frequência.
De acordo com a médica veterinária, Evelynne Marques, doutoranda e membro do CFMV/CRMV-AL, ronronado dos felinos é uma das suas formas de comunicação ,tanto com os tutores quanto com seus pares felinos. “O barulhinho que ouvimos é uma vibração que acontece no trajeto da laringe ao pulmão vibrando o diafragma que é um músculo intratorácico. A ciência não conseguiu desvendar em detalhes esse mecanismo anatômico em totalidade, mas é observado que de modo geral, os felinos ronronam de prazer! Quando estão se aconchegando no colo do dono ou enquanto filhotes com a mãe”, contou.
Marques acrescenta que de modo controverso também ouve explicações do ronronar em situações de reclusão e dor intensa. “Felino doméstico é uma espécie que requer nossa atenção e quase sempre temos que desvendar mistérios no comportamento”, finalizou.
Por Deisy Nascimento