O Corpo de Bombeiros atendeu a seis ocorrências envolvendo animais marinhos na quinta-feira (23), na Praia do Francês, Litoral Sul de Alagoas. Uma delas foi um adolescente de 16 anos que precisou de atendimento médico após ficar ferido com o ferrão de uma arraia. O jovem foi liberado após os primeiros socorros.
A vítima desse animal pode sentir dor intensa porque o ferrão da arraia contém veneno, usado por ele para se defender, e que pode causar necrose da pele em casos mais graves. Por isso, o atendimento médico deve ser imediato.
As outras ocorrências envolvendo animais marinhos foram por causa do contato de vítimas com caravelas, entre elas três crianças de 4, 7 e 10 anos, que sofreram queimaduras. Os casos foram tratados no local as vítimas receberam orientações sobre cuidados posteriores.
A mudança de ventos e as correntes marítimas têm contribuído para o surgimento mais frequente de caravelas no Francês. O Corpo de Bombeiros alerta os banhistas, principalmente os pais, para que orientem as crianças a não pegar nos animais, que aparecem boiando na água. A parte que queima a pele são os tentáculo, que podem não ser percebidos por causa da água.
Há um mito que as pessoas falam de dizer que passou urina no local onde sofreu a queimadura. Isso é mito. A gente só indica o uso de vinagre no local afetado. Na ausência do vinagre, é aconselhável lavar o local com a própria água do mar. Nunca colocar água doce, urina, ovo, gelo nem esfregar, o que pode espalhar o veneno e piorar a situação”, explicou o Sargento Tarsis Calheiros.
Em caso de acidente é preciso procurar ajuda imediatamente e seguir as orientações dos guarda-vidas.