Entre os trabalhos executados estão o reforço na pintura de faixas de pedestres, a pintura de marcas de canalização e também a demarcação e pintura das vagas de táxi. O trabalho faz parte de uma série de ações do órgão municipal para a readequação do Centro.
"Trata-se de intervenção longa e que engloba diversas ruas do bairro, então dividimos de forma estratégica as etapas de implantação. Já iniciamos as intervenções que não carecem de mudança de fluxo, como revitalização e implantação de faixas de travessias de pedestres. Com o avançar do cronograma, partiremos para as intervenções que acarretarão em mudanças nas rotas do transporte público", ressalta o diretor- executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins.,
Ruas como a Barão de Maceió, Augusta e Cincinato Pinto foram algumas a receberem a nova sinalização. As ações no Centro são parte de um projeto de requalificação da região, que inclui ainda o redirecionamento de pontos de paradas de ônibus, entre outras medidas.
André Costa, diretor-presidente do DMTT falou sobre as ações voltadas para o Centro. “É um projeto macro para aquela região. O Centro é o coração das cidades e principalmente quando se trata de capitais como Maceió. Criar ações que tornem nosso patrimônio cultural e histórico mais convidativo e seguro para os seus frequentadores é um dever do poder público e vamos atuar para que o Centro seja cada vez mais valorizado. É uma visão minha, enquanto gestor e cidadão, do órgão e da gestão do prefeito JHC”, destacou.
No dia 18 de março, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) se reuniu com representantes da Aliança Comercial e lojistas e definiu uma série de mudanças no Centro de Maceió, com grande impacto nos corredores e circulação de ônibus na região.
De acordo com o diretor-presidente do DMTT, André Costa, o projeto já é uma adequação para o futuro, que é o BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de transporte público que utiliza ônibus de alta capacidade para oferecer um serviço rápido, seguro e econômico.
Uma reunião na manhã desta terça-feira (18) envolvendo o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), representantes da Aliança Comercial e lojistas definiu uma série de mudanças previstas para começar ainda neste mês de março no Centro de Maceió, com grande impacto nos corredores e circulação de ônibus na região.
De acordo com o diretor-presidente do DMTT, André Costa, o projeto já é uma adequação para o futuro, que é o BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de transporte público que utiliza ônibus de alta capacidade para oferecer um serviço rápido, seguro e econômico.
André Costa explicou, em entrevista à TV Pajuçara que a principal mudança é com relação aos ônibus que vem da parte alta - do corredor da Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Eles vão deixar de circular na Rua do Comércio e vão ser distribuídos os pontos de ônibus nas Ruas Cincinato Pinto e Rua do Sol.
"Esse transporte passa por uma dificuldade que é a demora para fazer a travessia pelo Centro e isso atrasa o tempo total da viagem. Em todo esse trajeto haverá um mini anel viário, com faixa preferencial para ônibus à direita, para que o ônibus circule com muito mais rapidez", disse o diretor-presidente do DMTT.
FAIXA VERDE NO CENTRO
Ainda segundo informou André Costa, serão implantados trechos de faixa verde para os pedestres que circulam no Centro de Maceió. "Faremos isso para melhorar a experiência do pedestre no Centro, para que ele tenha mais espaço para caminhar e transitar entre as ruas. Haverá também espaço para carga e descarga, área específica para embarque e desembarque de transporte por aplicativo e espaço para ônibus de turismo, para que a gente volte a ter um roteiro turístico no Centro e integrá-lo ao resto da cidade", explicou.
"É um estudo bem aprofundado, com contagem veicular, com análise do GPS que estão instalados dentro dos ônibus, também estudo de origem-destino. É um projeto audacioso, mas estamos confiantes de que vai dar certo. Ainda vamos discutir também com taxistas e outras categorias. Ouvindo a Aliança Comercial hoje já fizemos ajustes. É essa visão de não só pensar no hoje, mas planejar o futuro", enfatizou.
CRONOGRAMA
As mudanças estão programadas para começarem ainda no mês de março, com as primeiras sinalizações. No mês de abril, devem ser intensificadas pintura e renovação das faixas. "Sempre que tiver uma data de muito fluxo no Centro, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, a gente suspende os trabalhos, caso não tenha concluído, e retoma depois", finalizou o diretor-presidente do DMTT.
A Aliança Comercial participou da reunião e deu sugestões para as mudanças. "O objetivo hoje foi discutir e dar sugestões também para essas grandes mudanças, para não prejudicar os lojistas e nem a população. Mas são mudanças necessárias para modernizar e não deixar o Centro se acabar. A Prefeitura também já sinalizou sobre a reforma de todo o calçadão e haverá também o Centro Administrativo", disse o presidente da Aliança, Guido Júnior.