Ponto central desta Sexta-feira Santa (29), a Catedral Metropolitana de Maceió realizou a Celebração Solene da Paixão do Senhor, um momento de profunda reflexão. O presidente da celebração, Dom Antônio Muniz, O.Carm., seu coadjutor, Dom Carlos Alberto Breis, OFM., e os demais sacerdotes, diácono, entraram em silêncio, reverenciando o altar, enquanto a assembleia se unia em preces, refletindo o sacrifício redentor de Cristo.
Na homilia, Dom Muniz explicou que naquela celebração somos convidados a romper a figura do mundo que parecer não ter mais comando. “Conseguimos desvendar o mistério que alimenta a nossa fé, através da morte de Cristo, que é real e pode ser estudada, mas só terá sentindo a partir da fé”.
“Tudo na vida de Jesus e seus gestos estão ligados aos humanos, sendo misericordioso e também perfeitamente unido a Deus. Ele se senta no trono da glória, por causa do sofrimento que assumiu, e nem merecia. Ligando esses pontos, entendemos a nossa fé”, completou.
Durante a chamada Oração Universal, preces foram elevadas por toda a Igreja, incluindo pedidos de paz, unidade e conversão para o mundo inteiro. A celebração culminou com a adoração da Cruz e a comunhão dos fiéis.