O evento promete reunir membros da comunidade, autoridades locais e ativistas sociais, artistas de renome local. A inauguração marca um importante passo para a instituição, que tem como missão promover atividades culturais, educativas e sociais voltadas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade.
A nova sede localizada na Rua Antônio Feliciano, no bairro Canafístula, conta com um espaço amplo e moderno permitindo ao Instituto Afro Ara oferecer uma estrutura ainda melhor para os projetos voltados à comunidade.
Entre as atividades que serão oferecidas no espaço haverá aula de percussão, dança afro, capoeira, balé, teatro, pintura, aula de violão, zumba, cursos de capacitação, oficinas culturais, rodas de conversa, atividades literárias e eventos de valorização da ancestralidade afro-brasileira.
A iniciativa é da Associação das Mulheres do Residencial Brisa do Lago com apoio da Prefeitura.
A programação se estenderá até o sábado (16), com outras atividades artísticas e culturais no bairro e na cidade. No domingo (22), a programação reserva o 4º Luau dos Catingueiros - “Consciência Livre”, com o projeto Ecobrisa, na APA Jurema, no Residencial Brisa do Lago.
Na ocasião, será difundida a cultura, a astronomia, meio ambiente e consciência social, a partir das oito horas, com visitas escolares para uma vivência cultural e educativa, apresentação da Banda de Pífano São José.
No final da tarde tem observação astronômica com o Clube de Astronomia Eclipse e a Casa da Ciência de Arapiraca.