A história de vida do professor Moacir Teófilo, que é símbolo da Educação no Agreste alagoano, começou na Fazenda Brejo, em Limoeiro de Anadia, onde passou sua infância e deu início sua formação profissional na área jurídica e na docência.
Mas foi na Educação que ele cravou os pés. No ano de 1950, o mestre realizou um grande sonho: inaugurou o prédio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.
A partir de então, sua vida foi inteiramente de luta e dedicação à formação dos jovens de Arapiraca. E o Bom Conselho sempre foi uma referência no interior de Alagoas em qualidade de ensino, de rigidez na disciplina, e de compromisso com a formação dos estudantes.
O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo com a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Ele também enveredou no progresso de desenvolvimento da cidade e foi sócio-fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Foi presidente do Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), na década de 1980, e também criou os cursos de Direito e Análise de Sistemas, extensão do Centro Universitário Cesmac para o Colégio Bom Conselho de Arapiraca.
Sua competência na área educacional o levou a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares. Ao tempo em que realizava o trabalho de educador, não se esquivava do exercício do Direito e foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, por 12 anos.
Tanto trabalho e desprendimento levaram o professor Moacir Teófilo a receber o Título de Cidadão de Arapiraca e Maceió, além de Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, Personalidade do Rotary Club de Arapiraca, Conselheiro Benemérito da OAB e homenageado com uma sala no Fórum Doutor Orlando Manso, no município de Arapiraca.
Casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e Luiza Ventura Teófilo, o professor Moacir é pai de Rogério Teófilo (in memoriam e ex-prefeito de Arapiraca), do engenheiro agrônomo Ricardo Teófilo e dos servidores públicos Rui e Raniere Teófilo.