O Governo de Alagoas expande a universalização de serviços que garantem direito à água potável e acesso à rede de esgotamento sanitário no estado. Como parte dessa meta, o governador Paulo Dantas inaugurou o sistema de abastecimento no povoado Ipueiras, em Estrela de Alagoas, na sexta-feira (30).
Cerca de mil pessoas serão beneficiadas com a obra orçada em R$ 1,7 milhão. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira; e do presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto.
Além do sistema entregue em Ipueiras, Paulo Dantas anunciou a instalação de outra rede de abastecimento de água e saneamento básico nos distritos de Serra do Bernardino e Renascença, em Estrela de Alagoas.
"Os moradores de Ipueiras terão, a partir desta sexta-feira, água com qualidade garantida e quantidade suficiente. E além disso, não sofrerão mais com a escassez de água e não irão depender de caminhão-pipa. Os trezentos reais pagos em um caminhão-pipa já serão redirecionados para outras finalidades da população", ressaltou o governador.
Na oportunidade, Vitor Pereira disse que Alagoas tem se destacado entre todas as unidades federativas do país, como o estado que, proporcionalmente, mais investiu em água e saneamento.
"O Mais Água Alagoas investe em todo o estado, no Sertão, no Litoral Norte e Litoral Sul. Nossa meta é universalizar água e esgoto para toda Alagoas. Com esse investimento, geramos mais emprego, qualidade de vida e mais renda para os alagoanos. Vamos continuar nesse ritmo, investindo em setores de água, rodovia, habitação e outros programas sociais, diminuindo todas as desigualdades sociais e contribuindo com o crescimento econômico", afirmou.
A rede de abastecimento entregue em Ipueiras vai captar a água bruta na barragem do Bálsamo que, em seguida, será levada para a estação de tratamento na cidade de Estrela de Alagoas. Logo após, será enviada ao reservatório-pulmão, com capacidade de armazenamento de 150 mil litros, para ser bombeada até os reservatórios elevados.
A partir daí, por meio da gravidade, a água já tratada chegará às torneiras das casas dos moradores do povoado que, historicamente, eram abastecidos por meio de caminhões-pipa.
Para esse sistema, foram implantadas adutoras em PVC, com diâmetro de 75 milímetros, numa extensão de 6.354 metros. Também foi construída uma estrutura em concreto armado, com 10m de altura, para a instalação de dois reservatórios elevados, com capacidade de 25 mil litros cada, na região conhecida como Lagoa do Mato.
Além disso, foram feitas a recuperação do atual reservatório-pulmão, a construção de uma casa de bomba, a instalação de dois novos conjuntos motobombas, um quadro de comando elétrico e a pintura de toda a estrutura que fica no Centro da cidade.
Luiz Neto disse que a Casal tem sido parceira do Governo do Estado na execução de políticas públicas, a exemplo do programa Mais Água Alagoas, que busca universalizar a infraestrutura hídrica em todo o estado.
"A Casal tem sido um braço operacional do Mais Água Alagoas, conduzido pelo Vitor Pereira, da Segov, e que é um programa prioritário da gestão do governador Paulo Dantas, que usa essa iniciativa para transformar a realidade dos alagoanos, que sofrem com falta de água de qualidade", ressaltou.
Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley; o também prefeito de Palmeira dos Índios, Julio Cezar; além de diretores da Casa