A menos de 10 dias do fim da temporada das cachoeiras e do frio de inverno, afinal em setembro o calor já começa, nosso antepenúltimo destino do circuito do frio é o belo município de Mar Vermelho, localizado na região serrana de Alagoas, pouco mais de 100 km de Maceió, que realiza seu Festival de Inverno neste fim de semana.
Denominada como a “Suíça Alagoana” e presenteada por duas belas cachoeiras, a da Escadinha e a do Boi, densa vegetação e trilhas para a prática de ecoturismo, o município se tornou o mais importante destino de turismo, valendo realmente a pena percorrer a distância para visitar a região.
O município de Mar Vermelho tem sua origem ligada à história de Coutinho, um viajante que chegou à região por volta de 1800, construiu uma casa e iniciou a criação de gado e o cultivo da terra.
Com a chegada de outros moradores, novas casas foram surgindo próximas a uma lagoa, que tinha, em suas margens, muitos pés de gravatás cujas folhas vermelhas caíam e formavam um grande ‘mar vermelho’ na lagoa, dando origem ao nome do município.
Se por um lado Mar Vermelho fica em uma região de Mata Atlântica, e tem um grande potencial para o turismo ecológico, com trilhas, serras e cachoeiras, as festividades também atraem muitos visitantes, com destaque para o carnaval e as festas religiosas, incluindo a da padroeira, Nossa Senhora da Conceição.
Outra é a escultura do Cristo Redentor. No entretenimento, o Festival de Inverno, que teve um brilhante retorno em 2022, e também em 2023, depois de 2 anos cancelado pela pandemia da Covid, se consolidou na rota de eventos, atraindo um público familiar que busca tranquilidade, Wlazer e aventura.
E para quem pretende visitar a cidade de Mar Vermelho pode ficar hospedado na Pousada França, no centro da cidade e no Chalés Mar Vermelho.
Nos últimos anos surgiu uma das melhores pousadas da região, a Aromas da Serra, na Fazenda Ferreiros, que dispõe de oito chalés, dois deles adaptados para ocasiões especiais, tipo período sabático ou férias.
Para se comer tem dois locais legais, o Sabor da Hora, no centro da cidade, e o restaurante Serras Alagoanas, no Sítio Durão. Esse pedaço de chão, do casal Adeildo e Anaelia, é uma das estrelas de Mar Vermelho.