O 72º Baile da Chita, em Paulo Jacinto, sexto Patrimônio Cultural Histórico e Imaterial de Alagoas já tem data e atrações definidas. O evento acontece no dia 20 de julho no Clube Cultural Recreativo PauloJacintense (CRPJ) e será animado pelas bandas Forró Maior e Golden Time a partir das 23h30.
E como todo baile que se preze, neste também existe uma rainha. E ela já foi escolhida e está nos preparativos para receber sua faixa durante o evento. A estudante Isabelle Pereira Mendonça, 16 anos, foi à escolhida para representar a beleza paulojacintense no 72º Baile da Chita. A adolescente não esconde a emoção em ter sido convidada, ainda mais o convite vindo em forma de homenagem ao seu pai que faleceu recentemente.
"Foi uma honra imensa e um sonho realizado. Sempre admirei este evento tão tradicional e ser escolhida para representá-lo é um privilégio. E a minha preparação tem sido intensa e muito especial. Sempre tive o desejo de participar e ser a rainha do Baile da Chita. E agora, vou realizar e fazer essa homenagem ao meu pai, ele que sempre me incentivou a seguir este caminho", contou a rainha.
Isabelle expôs que a cada dia que passa a expectativa só aumenta. "O coração bate mais forte. Estou muito feliz e ansiosa para viver este momento único e especial", falou acrescentando que sua roupa com certeza vai seguir a tradição e terá a chita presente.
Para a mãe da rainha, Roseane Pereira, a ‘coroação’ é a realização de um sonho. "É uma felicidade imensa, pois é um sonho que vai ser realizado. Desde criança ela tinha esse desejo de um dia ser rainha desse baile tão importante para nossa história. Além disso, era um sonho que o pai dela (in memorian) sempre almejou e agora será realizado. Estamos todos felizes e somos só gratidão".
Isabelle é a segunda da família a ser consagrada rainha, em 2018 sua prima Carol Mendonça recebeu o título. Ela irá receber a faixa da jovem que fora a rainha na edição passada: Myrelle Rayane.
ORGANIZAÇÃO
Renato Nascimento, membro da diretoria do CRPJ e organização do Baile da Chita, conta que assim como nos anos anteriores, haverá homenagens a cidadãos paulojacintenses e alagoanos que de alguma forma contribuíram e contribui com a tradição. "Será uma grande surpresa durante o evento para esse pessoal, por suas contribuições com nossa cultura".
Ainda segundo Renato, a expectativa é vender todas as 140 mesas. "Tentamos diminuir para 110, mesas, porém, a procura foi grande esse ano, mais do que no ano passado, porque a gente começou vender 30 dias antes do baile. E ano passado foi vendemos próximo a data. Hoje já tem em média 80% das mesas pagas, estipulamos uma data para esse pagamento, para assim darmos continuidade nos compromissos que temos, que é o pagamento da banda, uma porcentagem das duas bandas, da decoração, as despesas que surgem".
O diretor do CRPJ disse que a escolha da rainha foi em comum acordo com os demais membros justamente para homenagear Petrúcio Mendonça, mais conhecido como “Pel”, que sempre foi um cidadão que ajudou o Baile da Chita. "Era uma pessoa que todos os anos frequentava o evento, nunca faltou um. Como a filha dele também já havia sido cogitada em participar e tem a idade e requisitos necessários, achamos justo fazer essa homenagem dando oportunidade dela lhe homenagear".
LIMITE
"Com relação ao público, a gente recebeu uma visita do Corpo de Bombeiros, e infelizmente, esse ano realmente vai ser limitado. Será um público de 900 pessoas. Acredito que vai ser a primeira vez esse número. A direção pensa em trabalhar com o certo e se o local comporta apenas este número, assim será evitando algo de errado", disse acrescentando que os ingressos individuais está sendo vendido por R$ 50 no primeiro lote, mas haverá o segundo e também terceiro lote.