E o Botafogo conseguiu conquistar sua primeira Taça Libertadores. Com muita superação, como a expulsão de Gregore com menos de um minuto de partida, o Fogão manteve a calma, fez 3x1 no Atlético-MG no domingo (30) jogando no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e garantiu sua classificação para disputar o Torneio Intercontinental deste ano e o Mundial de Clubes de 2025.
Depois da expulsão, o alvinegro carioca se acertou taticamente e o viu o Galo com a mais, não conseguir chegar ao gol de John no primeiro tempo. Quando viu que dava para atacar, Luiz Henrique abriu o placar e Alex Telles ampliou em penalidade máxima cometida pelo goleiro Everson.
Milito demorou a mexer, fez isso apenas no intervalo, e deu novo ânimo ao Atlético no segundo tempo. Vargas, que entrou, marcou logo no início da segunda etapa. O Galo seguiu em cima, perdendo chances claras com o mesmo Vargas.
E no último minuto, o Botafogo acabou com a agonia do seu torcedor e marcou o terceiro com o artilheiro da Libertadores, Júnior Santos. Ele, que se recuperou de grave lesão, conseguiu retornar e marcar o gol do título inédito do Botafogo,
Com a conquista botafoguense, o Brasil chega a 24 títulos da Libertadores, encostando de vez na Argentina, que possui 25 taças.
O Botafogo comemora e volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro, faltando dois jogos (Internacional e São Paulo) e dependendo apenas de si para voltar a ser campeão nacional, coisa que não ocorre desde 1995.
Após o Brasileiro, o clube não para e tem o Intercontinental. O Fogão vai enfrentar o Pachuca, do México, campeão da Concacaf, em 11 de dezembro. Vencendo, terá semifinal contra o Al Ahly, do Egito, campeão africano, em 14 de dezembro. Se passar deste desafio, enfrentará o Real Madrid na final no dia 18.
O título deu também a classificação do Botafogo ao Mundial de Clubes que será disputado em 2025 nos Estados Unidos. Ele se junta aos brasileiros Palmeiras, Flamengo e Fluminense, como Campeões da América nos últimos quatro anos. O sorteio dos grupos da inédita competição acontecerá em 5 de dezembro.