Roseane estará representando o governo estadual ao lado da secretária Executiva de Gestão Interna, Maria Gevan Tenório e junto com outros secretários e ministros de Educação da América Latina. De acordo com a organização do evento, além das representantes alagoanas, estão confirmados secretários de Educação dos estados de Rondônia, Ceará, Paraná, Pará e Sergipe e os ministros da Educação do Peru, Chile, Colômbia, Argentina e Suriname.
Durante o encontro, eles participarão de um diálogo estratégico sobre desafios e oportunidades no cenário educacional, um momento rico para os gestores educacionais compartilharem experiências e explorarem soluções inovadoras. Além dos debates e palestras, os participantes farão visitas a instituições de ensino de destaque nos Estados Unidos, interagindo, diariamente, com representantes de organizações educacionais globais.
Entre as políticas educacionais de destaque desenvolvidas pelo Governo de Alagoas está o Cartão Escola 10, que concede incentivo financeiro aos estudantes e transforma milhares de vidas ao combater a evasão escolar, tendo, inclusive, inspirado o governo federal na criação do programa Pé-de-Meia. Outra iniciativa que salta aos olhos é o programa Daqui pra o Mundo. Idealizado pelo governador Paulo Dantas, o programa garantiu a 50 estudantes da rede estadual um intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra. Em 2025 serão 100 estudantes contemplados.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos destaca a importância do encontro. “É uma grata oportunidade de conhecer ações exitosas; de trocar experiências com lideranças de diversos países e de mostrar tudo o que já fizemos em prol da Educação em Alagoas, com investimentos que vão da educação infantil ao ensino superior, passando pela preocupação com a infraestrutura escolar. E sem esquecer, é claro, a valorização do servidor. Além do mais, programas como o Coração de Estudante [criado para fortalecer as ações voltadas à educação socioemocional] têm feito a diferença na vida dos nossos alunos, melhorando a qualidade do ensino e garantindo um ambiente cada vez mais propício à aprendizagem”, avalia a secretária.
A Comunidade Araucária é uma iniciativa pioneira que busca fortalecer a cooperação entre líderes educacionais da América Latina, conectando-os a referências estratégicas no âmbito global. O evento é promovido pela Fundação Varkey, em parceria com a Georgetown University. O encontro acontece na McCourt School of Public Policy, da Georgetown University.