noticias Seja bem vindo ao nosso site ALAGOAS INFORMA!

Educação

Alagoana é destaque nacional ao tirar nota mil na redação do Enem

Publicada em 13/01/25 às 18:16h - 5 visualizações

Por Tribuna Hoje com agências


Compartilhe
Compartilhar a noticia Alagoana é destaque nacional ao tirar nota mil na redação do Enem  Compartilhar a noticia Alagoana é destaque nacional ao tirar nota mil na redação do Enem  Compartilhar a noticia Alagoana é destaque nacional ao tirar nota mil na redação do Enem

Link da Notícia:

Alagoana é destaque nacional ao tirar nota mil na redação do Enem
 (Foto: ALAGOAS INFORMA)
Alagoas está em festa com a conquista de um de seus estudantes, que alcançou a nota máxima na redação do Enem 2024. A jovem Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos, concluinte do Ensino Médio no ano passado, além de praticar Redação na escola, também frequentava um cursinho para se sair bem no exame nacional.

Ela é um dos 12 candidatos em todo o Brasil que obtiveram a pontuação perfeita, conforme divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de Alagoas, os estados do Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo também tiveram um aluno nota mil cada. Minas Gerais e Rio de Janeiro se destacaram com dois estudantes cada, sendo que um dos mineiros é aluno da rede pública de ensino — o único entre os 12 destaques a representar a educação pública.

Um cenário desafiador para a rede pública

Embora a conquista seja motivo de orgulho, os números mostram o desafio enfrentado pelos alunos da rede pública em Alagoas. Segundo o levantamento, 40 candidatos do estado alcançaram notas entre 980 e 1.000 na redação, mas apenas quatro deles são de escolas públicas. Na faixa de pontuação entre 950 e 980, foram 640 estudantes, sendo 93 da rede pública.

O desempenho ressalta a necessidade de investimentos para garantir maior equidade no acesso à educação de qualidade, especialmente para estudantes da rede pública.

Uma conquista inspiradora

O estudante alagoano que tirou nota mil se junta a um seleto grupo que simboliza a excelência acadêmica. No evento de apresentação dos dados do Enem, realizado em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do exame como porta de entrada para o ensino superior e o impacto transformador que ele pode ter na vida dos jovens.

A conquista do estudante alagoano não é apenas motivo de celebração, mas também um lembrete do potencial existente em cada canto do Brasil. Que seu exemplo inspire outros estudantes a sonhar alto e a superar os desafios no caminho da educação.

A redação teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“. Na coletânea de apoio, encontraram seis textos – mais do que o habitual. Um deles era a definição da palavra “herança” do dicionário Houaiss.

Também havia um trecho de um samba-enredo da Mangueira, um provérbio africano sobre a origem das pessoas e a imagem de crianças admirando um grafite de Zumbi dos Palmares.

Globalmente, no entanto, o desempenho médio dos candidatos na redação melhorou. Segundo o MEC, a proficiência média em redação deste ano foi 660, maior que a do ano anterior (645).

O desempenho geral no Enem, considerando as outras áreas, também melhorou: foi de 543 para 546.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82988831444

Visitas: 36475
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2025 - ALAGOAS INFORMA
Converse conosco pelo Whatsapp!