Como parte da política educacional que tem levado investimentos nesta área para os municípios de Alagoas, o governador Paulo Dantas inaugurou a revitalização e modernização da Escola Estadual Olímpia Tenório, em Girau do Ponciano, na terça-feira (24). Cerca de R$ 2 milhões de recursos do Tesouro Estadual foram investidos na unidade escolar que atende 870 estudantes do ensino médio. A obra ainda gerou dezenas de empregos diretos e indiretos para os moradores da cidade.
Paulo ressaltou que tem investido no ensino público da primeira infância até o ensino superior, com o objetivo de garantir o direito à educação a todos alagoanos, bem como contribuir para o desenvolvimento humano, formação da personalidade e construção do aprendizado. "A educação tem sido a pauta central da gestão. E dentro dessa política educacional, estamos entregando a Escola Estadual Olímpia Tenório com infraestrutura moderna, para facilitar ainda mais o aprendizado", disse.
Com a revitalização, a escola passa a contar com infraestrutura completa, com áreas de convívio, secretaria, diretoria, laboratório de informática, quatro salas de aula, almoxarifado, sala dos professores, cozinha, despensa, refeitório, pátio coberto e banheiros.
A unidade educacional tem 76 anos de funcionamento e atende 870 estudantes do ensino médio regular, parcial, nos períodos diurno e noturno. A escola integra a 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), que compreende 30 unidades de ensino instaladas em Arapiraca, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Craíbas, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Coité do Noia, Traipu e Feira Grande, totalizando 23.536 alunos matriculados.
O governador aproveitou ainda para destacar a importância do pagamento dos recursos referentes aos precatórios do Fundef tanto para o reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, quanto para a economia. Paulo disse que serão liberados cerca de R$ 190 milhões que irão atender 35 mil servidores, sendo 25 mil profissionais da educação e 10 mil pessoas do setor administrativo.
"Esses recursos do Fundef, que serão disponibilizados, vão dinamizar a economia, fomentando o comércio local em todos os municípios de Alagoas, bem como vai aquecer o turismo" disse.
Nesta próxima quinta (26) e sexta-feira (27), os 25 mil profissionais da educação já receberão o benefício. Enquanto os 10 mil do setor administrativo serão beneficiados em outubro.
A secretária de Estado da Educação (Seduc), Roseane Vasconcelos, disse que os investimentos feitos para o fortalecimento do ensino público em Alagoas têm sido a marca da gestão do Governo do Estado.
"Toda obra de reestruturação e revitalização de escolas estaduais reflete no aprendizado. Exemplo disso são os resultados conquistados pela educação em Alagoas, que obteve o segundo maior crescimento da área no país, através do IDEB, onde atingimos todas as metas do MEC, do Governo Federal, e tivemos o maior crescimento na história do ensino médio, além de outras conquistas", destacou.
O prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, frisou a importância da reforma e modernização da escola estadual para a educação e também para o desenvolvimento econômico da cidade.
"A educação é uma ferramenta de transformação social e econômica. Acredito que com essa obra entregue pelo Governo do Estado, Girau do Ponciano vai causar impactos positivos na economia e na geração de emprego", disse David Barros, que destacou ainda outra obra entregue pelo Governo de Alagoas: a revitalização de uma unidade do Detran, instalada no município.
Estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Gilvan Barros Filho e André Silva, o ex-deputado Gilvan Barros e a gerente da 5ª GEE, Wanessa Padilha, bem como autoridades locais.