O Governo de Alagoas deu mais um passo importante na oferta educacional para as famílias da parte alta de Maceió. Foram assinadas no último dia 9 as ordens de serviço para a construção de uma creche Cria – que será a nova sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória (Captv) – e de uma escola estadual de ensino médio integral. Serão investidos aproximadamente R$ 17 milhões nas duas unidades, que serão erguidos em terrenos cedidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campus A. C. Simões.
Na ocasião, o governador Paulo Dantas destacou a importância da parceria com a Ufal para que a educação de Alagoas continue avançando. “Será uma unidade moderna, arrojada, para receber melhor os profissionais de educação e os nossos alunos. É uma honra muito grande fazer essa parceria, à medida em que tudo o que é feito aqui na Ufal é bem feito. A educação é uma pauta central na nossa gestão e precisamos do apoio da universidade a todo momento. Ninguém faz nada sozinho, é preciso construir pontes e abraçar os projetos que são de interesses coletivo e público”, afirmou.
Também presente à solenidade, a secretária executiva de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria Gevan Gomes, ressaltou que a escola de ensino médio atenderá a uma demanda crescente da região, visto que uma parcela considerável das famílias afetadas pela mineração da Braskem se mudou para a parte alta de Maceió. “A escola terá uma estrutura completa, com 12 salas de aula, ginásio poliesportivo, biblioteca, auditório e tudo que os estudantes tiverem direito. A ideia é acolher 600 alunos e suprir a carência e o déficit de escolas de tempo integral da parte alta da cidade”, observou.
Apoio para as mães
Fiama Gabriela estava presente na solenidade e frisou a importância do Captv para a sua vida. Dividida entre o trabalho e a graduação de Pedagogia, ela disse que consegue equilibrar sua rotina cansativa graças à creche onde deixa o filho. “É um espaço seguro não só para deixar meu filho, mas para ele aprender. Ele tem se desenvolvido bastante e isso tem me deixado muito feliz, pois sei que ele está sendo bem cuidado e acolhido”, disse ela.
Já a estudante de pós-graduação da Ufal, Adriana Santos, citou que a presença da creche no campus da universidade oferece maior segurança e facilita a rotina das “mães acadêmicas”. “Meu filho tem 4 anos e está na creche desde que resolvi entrar no doutorado. Passo o dia inteiro na Ufal, então saber que o meu filho também está no mesmo ambiente e pertinho de mim passa um nível de segurança muito alto. Além disso, a localização da creche torna minha rotina muito mais prática, pois não preciso levá-lo a um lugar distante e depois voltar para a universidade”, contou.
Samily Barbosa, é assistente administrativa do Captv há 11 anos, e agora, também usufrui dos serviços da creche para deixar seu filho. Para ela, a ampliação da creche é a concretização de um sonho de toda comunidade acadêmica, já que o número de vagas vai aumentar. “A gente recebe uma demanda muito grande todos os anos, existe muita procura, mas não conseguimos dar conta porque funcionamos em um prédio adaptado. Então, todos os anos, muitas crianças ficam em lista de espera. Esse novo prédio é realmente a esperança para todas as mães alagoanas da parte alta de Maceió”, relatou emocionada.