Segundo ele, a maioria dos municípios suportou o volume de chuvas registradas no fim de semana e está tomando as providências necessárias para o restabelecimento das áreas afetadas. “Tivemos apenas alguns municípios mais afetados no final de semana, como Cajueiro, mas os municípios suportaram o volume de chuvas e estão tomando as providências para o restabelecimento da situação”, observou.
As equipes da Defesa Civil Estadual permanecem de prontidão, monitorando qualquer atividade suspeita, a exemplo de movimentação incomum em áreas restritas, com utilização de software de monitoramento para gravar alguma atividade.
Desde o dia 11 de janeiro, Alagoas tem enfrentado chuvas contínuas, com destaque para a intensidade registrada em diversas regiões do estado.
De acordo com relatório da Defesa Civil Estadual, 24 pessoas ficaram desalojadas e seis desabrigadas. Desse total, a maioria era de Igreja Nova, com apenas um registro de desalojado em Palmeira dos Índios. O município que registrou o maior volume de chuva das últimas 96 horas foi Quebrangulo, com 141.35mm, segundo o Centro Nacional de Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).
Em Palmeira dos Índios, uma casa desabou por causa das chuvas no domingo (12), deixando uma pessoa desalojada. O município ofereceu aluguel social, mas o desalojado preferiu ficar na casa de familiares.
Em Arapiraca, choveu em três horas o equivalente a 30 mm, provocando alagamentos em diversas áreas da cidade. A Praça Luiz Pereira Lima, conhecida como Praça da Prefeitura, no Centro, amanheceu com uma árvore de grande porte caída pela raiz e um poste de iluminação derrubado pela chuva.
Em Maceió, o volume de chuvas foi ainda maior, sendo registrados 48 mm em 24 horas, provocando um deslizamento de terra no bairro de Bebedouro, a abertura de uma cratera em uma escadaria no Jacintinho e queda de um muro no Benedito Bentes.
Em Cajueiro, na Zona da Mata do estado, houve chuva de granizo. Equipes da Defesa Civil de Arapiraca e Cajueiro estão ativas na limpeza de ruas, remoção de entulhos e auxílio às famílias afetadas.