O superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, falou sobre a importância das comemorações. "Comemorar os 40 anos da empresa é a forma mais justa e grandiosa de homenagear todas as pessoas que construíram a CBTU, ao mesmo tempo em que ressaltamos a importância de buscar caminhos para que a ferrovia ocupe mais espaço na mobilidade urbana, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das cidades”, ressaltou.
“É com grande satisfação e com o coração agradecido que realizaremos a exposição da CBTU no Congresso Nacional e em todas as superintendências. Eu, como parte da evolução desta empresa, faço questão de homenagear todos que estiveram e estão ao meu lado durante esta jornada. São anos de luta e esforço para oferecer, à população, um transporte de qualidade que atenda a todos. Então, hoje me orgulho de ter feito parte da história de um órgão federal que é crucial para a mobilidade urbana do Brasil”, disse o diretor-presidente da Companhia, José Marques.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é uma Empresa Pública Federal, vinculada ao Ministério das Cidades. Criada em 22 de fevereiro de 1984, por meio do Decreto-Lei nº 89.396, hoje opera em quatro estados do Brasil: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Desde 2021, sua Administração Central fica localizada em Brasília. Ao todo, a Companhia possui 219,5 km de linha férrea, 95 estações e atende a 18 municípios. Por ano, são realizadas mais de 167 mil viagens. Em 2023, a empresa transportou mais de 50 milhões de passageiros.