Para facilitar a participação da população, placas com QR codes foram espalhadas por todo o Centro de Maceió para promover o acesso rápido e fácil à consulta pública, disponível até o dia 21 de novembro.
Ao participar da consulta pública, a população contribui com o planejamento da região, já que é um local com importância histórica e cultural para Maceió. As contribuições podem ser enviadas por meio do formulário disponível .
O Programa Novo Centro é estruturado em oito eixos de desenvolvimento tais como habitação, comércio e serviços, cultura e turismo, infraestrutura, mobilidade, acessibilidade, segurança e tecnologia. Os pilares são interligados, com o objetivo de revitalizar a área, tornando-a mais habitável, dinâmica e atrativa para os maceioenses.
Entre as principais ações destacam-se o Plano Morar no Centro, que incentiva o uso residencial ou misto no Polígono Novo Centro, com vistas a atrair novos moradores e fortalecer a vida urbana na região. O Plano Ativar o Centro fomenta a economia local e cria oportunidades de negócios que complementam as novas moradias. O Plano Mirar o Centro promove o patrimônio cultural, turístico e de lazer, além de reforçar o valor histórico e cultural da área.