O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) alerta a população sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo e-mails falsos em nome da instituição, que vem sendo aplicado contra lojistas e empresários em Alagoas. Os golpistas enviam mensagens eletrônicas com o brasão de bombeiro civil, se passando pelo órgão oficial, com o intuito de coletar dados pessoais das vítimas.
O golpe consiste no envio de uma notificação falsa que utiliza informações pessoais da vítima e faz referência a prazos e multas, criando um senso de urgência. Em seguida, o e-mail apresenta um link, que serviria para obter mais detalhes sobre as supostas pendências, entretanto, ao acessar o endereço eletrônico, são solicitadas informações pessoais, com o objetivo de roubar os dados das vítimas.
O CBM/AL esclarece que não envia links por e-mail ou contato telefônico para acessar notificações, autuações ou consulta de eventuais pendências, e ressalta que em nenhuma circunstância, faz contato para solicitar pagamentos, regulamentação ou atualizações de dados. Em situações como essa, a recomendação é que a população verifique as informações e entre em contato com a instituição pelos canais oficiais para realizar a denúncia e não responda ou clique no link.
1. Sempre verifique o remetente: Todos os e-mails do Corpo de Bombeiros têm o domínio @al.gov.br. Desconfie de endereços estranhos ou com caracteres incomuns, como @%bombeirocivil.gov.br.
2. Cuidado com links e anexos: Evite clicar em links ou baixar anexos de e-mails suspeitos. Passe o mouse sobre o link para verificar a URL antes de acessar. Golpistas costumam usar táticas de urgência para induzir as vítimas a clicar em links que podem comprometer seus dados.
3. Desconfie de pedidos urgentes: Criminosos geralmente tentam criar um senso de urgência para enganar as vítimas.
4. Confirme as informações: Ao receber um e-mail que parece oficial, entre em contato diretamente com a instituição através de canais conhecidos, como o e-maildat@bombeiros.al.gov.br, pelos canais presenciais ou oficiais, como o sitebombeiros.al.gov.br.
5. Denuncie atividades suspeitas: Se identificar um e-mail suspeito, informe as autoridades competentes.
6. Identifique quem realiza a vistoria técnica: Toda vistoria do CBM/AL é realizada por bombeiro militar uniformizado, que se desloca apenas em viatura oficial adesivada. Solicite a identificação do bombeiro, que ele fornecerá sem problemas.
Em decorrência do alto número de vítimas, a instituição está lançando uma campanha de alerta direcionada ao público geral para a conscientização sobre este tipo de golpe. A ação inclui a divulgação de vídeos com orientações e precauções para identificar e evitar possíveis golpes.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas reitera seu compromisso com a sociedade e cidadãos alagoanos e reforça a importância de atenção com esse tipo de fraude. Para obter mais informações ou realizar denúncias, a população pode entrar em contato através dos canais oficiais do órgão.