Faleceu aos 86 anos, na manhã deste domingo (12), em Brasília, o advogado alagoano Marcello Lavenère Machado. Jurista fortemente identificado com as pautas sociais, direitos humanos e cooperativismo, Lavenère se tornou uma das mais importantes referências dentro do mundo jurídico no Brasil.
Natural de Maceió, Marcello Lavenère era advogado e consultor jurídico; foi presidente da OAB/AL por dois mandatos consecutivos, membro vitalício do Conselho Federal da OAB; foi Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola Superior do Ministério Público; foi Procurador do Estado de Alagoas; ex-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça de 2003 a 2007 e ex-membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB.
Torcedor apaixonado do Botafogo, Marcello deixa esposa, 6 filhos, 15 netos e 7 bisnetos.
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, emitiu nota de pesar. Confira abaixo na íntegra:
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, comunica, com imenso pesar e grande tristeza, o falecimento do advogado, ex-presidente da OAB/AL (1981-1985) e ex-presidente do CFOAB, Marcelo Lavenère Machado.
A OAB/AL sente-se honrada de ter este grande jurista brasileiro como membro honorário da Ordem alagoana, com relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade brasileira. Neste momento de tristeza e dor, a OAB/AL presta sentimentos e solidariedade à sua família e amigos.
O corpo será velado e cremado em Brasília nesta segunda-feira, 13 de janeiro de 2025."